Atualizado dia 3/8/2020
As perguntas foram elaboradas pela comissão de representantes do PESC e respondidas pelo coordenador acadêmico Daniel Ratton Figueiredo.
• Eu gostaria de defender minha tese/dissertação ou qualificação. Isto é possível?
R.: Sim. Apesar da recomendação da COPPE/UFRJ ser pelo adiamento das defesas até o retorno das atividades presenciais, defesas remotas estão autorizadas e vem acontecendo. Entretanto, defesas remotas precisam ser justificadas.
• Qual é o primeiro passo para a defesa remota da minha tese/dissertação ou qualificação?
R.: Além da concordância do seu orientador, você precisa de uma justificativa para a necessidade de realizar a defesa remota. Por exemplo: você vai iniciar o doutorado, iniciar um novo emprego, vai ser promovido no atual emprego, ou precisa concluir o projeto de pesquisa, etc.
• Existe algum documento que explique os procedimentos necessários para a defesa remota?
R.: Sim. A Diretoria Acadêmica da Coppe elaborou as diretrizes para defesas remotas. O PESC preparou um passo-a-passo para defesas remotas com base nessas diretrizes. Este passo-a-passo foi revisado recentemente, tendo em vista que alguns processos são agora realizados no SEI.
• É possível solicitar uma banca para realizar minha defesa remota?
R.: Sim. Todos os integrantes da banca devem estar de acordo com a defesa remota. O processo para solicitar banca não mudou, e deve ser realizado através da Secretaria Acadêmica do PESC (através de contato com o Guty), respeitando o prazo de 45 dias antes da defesa (prazo estipulado pela Coppe).
• Existe algum procedimento a ser realizado antes da defesa remota da minha tese/dissertação?
R.: Sim. Os procedimentos pré-defesa não mudaram e precisam ser realizados (ver no website da Coppe). Além disso, a defesa precisa ser anunciada publicamente.
• É possível homologar a defesa remota da minha tese/dissertação ou qualificação?
R.: Sim, para qualificação de doutorado e seminário de mestrado. Entre em contato com a Secretaria Acadêmica do PESC logo após a defesa (através de contato com o Guty).
Não, para defesas de mestrado e doutorado (veja próxima pergunta).
• Como ficam os procedimentos a serem realizados após a defesa de mestrado e doutorado?
R.: Os procedimentos (ainda) não mudaram (ver website da Coppe). Entretanto, estes não podem ser realizados no momento. A versão final da tese e da ata definitiva assinada (entre outros), são documentos que precisam ser entregues no Registro da Coppe, que (ainda) está fechado para atendimento presencial.
Entretanto, você pode (e deve) preparar a versão final da sua tese/dissertação, para inclusão no website do PESC.
• Quais são os novos prazos para defesas de tese/dissertação e qualificação?
R.: A contagem de tempo para fins de defesa de tese/dissertação e qualificação está suspenso (veja resolução da CEPG). Ou seja, o prazo para defesa não vai expirar enquanto estivemos no atual modo de trabalho.
• Meu prazo para defesa era 2020/1 (março), logo no início da pandemia. Como fica a minha situação?
R.: A contagem de tempo para fins de defesa de tese/dissertação e qualificação está suspenso (veja resolução da CEPG). Ou seja, o prazo para defesa não vai expirar enquanto estivemos no atual modo de trabalho.
• Como fica a orientação de tese/dissertação nesse tempo de pandemia? O aluno deve continuar trabalhando e recebendo grau?
R.: Os alunos que tiverem condições devem seguir com o trabalho de pesquisa, se inscrevendo nas respectivas disciplinas (Estudos Dirigidos ou Pesquisa para Tese), trabalhando com seus orientadores, e recebendo grau pelo trabalho realizado.
Os alunos que não tiverem condições podem trancar a matrícula (por no máximo 2 e 4 trimestres, para alunos de mestrado e doutorado, respectivamente) ou solicitar grau J (abandono justificado) nas disciplinas de Estudos Dirigidos ou Pesquisa para Tese. Converse com o seu orientador sobre o que é mais adequado no seu caso.
Faça um comentário