FAQ – Retorno do SIGA

Atualizado em 29/07/2020 (após a reabertura do SIGA)

As perguntas foram elaboradas pela comissão de representantes do PESC e respondidas pelo coordenador acadêmico Daniel Ratton Figueiredo.


Eu me inscrevi nas disciplinas através do formulário do PESC. Preciso fazer a inscrição novamente no SIGA?

R.: Sim. O aluno tem que se inscrever no SIGA em todas as disciplinas que está cursando ou já cursou em 2020/1, sejam essas disciplinas já encerradas ou disciplinas em andamento.

O aluno precisa estar inscrito no SIGA em todas as disciplinas que cursou a partir de março e que já encerraram?

R.: Sim. O aluno tem que se inscrever no SIGA em todas as disciplinas que está cursando ou já cursou em 2020/1, sejam essas disciplinas já encerradas ou disciplinas em andamento.

• O aluno que está atualmente matriculado no SIGA em uma matéria regular que não foi concluída precisa se inscrever novamente? 

R: Não. O que vale é o que está na CRID do aluno. Se ele se inscreveu antes da pandemia, então não é necessário (e nem possível) se inscrever novamente. 

Estou cursando duas disciplinas que possuem colisão de horário no SIGA mas não na grade do PESC. O que fazer?

R.: Se inscrever nas duas disciplinas no SIGA. A inscrição com sobreposição de horário será validada posteriormente.

O aluno que já havia feito sua inscrição no SIGA em Estudos Dirigidos ou Pesquisa para Dissertação/Tese em março, precisa se inscrever novamente agora? 

R.: Não. O que vale é o que está na CRID do aluno. Se ele se inscreveu antes da pandemia, então não é necessário (e nem possível) se inscrever novamente. 

Se um aluno se inscreveu no SIGA em março em uma matéria regular e agora está cursando Estudos Dirigidos/Pesquisa para Tese, é necessário fazer a inscrição?

R.: Se o aluno deseja desistir da disciplina regular que está em sua CRID, então ele deve trancar a disciplina. Se o aluno não se inscreveu em Estudos Dirigidos/Pesquisa para Tese, e deseja continuar, ele deve se inscrever no SIGA.

Eu tranquei a disciplina pelo formulário do PESC. É necessário trancar novamente no SIGA?

R.: Sim. Se aluno estiver inscrito no SIGA em uma disciplina e quiser trancar a disciplina então ele precisa trancar a disciplina no SIGA.

É necessário puxar a matéria e trancar pelo SIGA para tornar o trancamento oficial?

R.: Não. Se a disciplina não está no seu CRID ela não precisa ser trancada.

Não quero/posso cursar nenhuma disciplina nesse momento. O que fazer?

R.: Todo aluno da Coppe precisa estar inscrito em ao menos uma disciplina em todo trimestre, seja esta uma disciplina regular ou Estudos Dirigidos/Pesquisa para Dissertação/Tese. Uma alternativa é o aluno trancar a matrícula, o que pode ser feito até 10/08. Neste caso, o aluno está dispensado das atividades acadêmicas durante o período de trancamento.

(Lembrando que os prazos para defesa estão suspensos)

Se um aluno quiser cursar uma disciplina de graduação, é necessário se inscrever pelo SIGA ou basta combinar com o professor para ser aluno ouvinte, já que não conta crédito?

R.: Alunos da Coppe não podem se inscrever através do SIGA em disciplinas de graduação (até onde eu saiba), que de fato não contam crédito para a pós-graduação. Entretanto, um aluno da Coppe pode cursar qualquer disciplina da UFRJ como ouvinte, bastando ter o acordo do professor responsável pela disciplina. 

Sou aluno de graduação e estou cursando disciplinas do PESC. Preciso me inscrever no SIGA?

R.: Alunos de graduação não conseguem se inscrever através do SIGA em disciplinas da Coppe (até onde eu saiba). Entretanto, alunos da graduação podem cursar qualquer disciplina da Coppe como disciplina isolada, bastando ter o acordo do professor responsável. Ao final da disciplina, o aluno recebe um certificado da Coppe.

Sou aluno de graduação, preenchi o formulário do PESC me inscrevendo em uma disciplina. Preciso fazer alguma outra inscrição?

R.: Não. Ao final da disciplina iremos fazer a inscrição retroativa (na forma de disciplina isolada) de todos os alunos de graduação que concluíram a disciplina de forma satisfatória e que desejem o certificado.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*